Fotografo: J Duran Machfee

Quem está começando na carreira de ator ou atriz sabe a angústia que é aguardar os resultados dos testes de elenco. Quando a aprovação chega, porém, aquela tal angústia inicial dá espaço para uma outra sensação, a ansiedade. O ator ou atriz quer saber mais sobre o papel, quer conhecer os colegas do projeto, quem dirigirá as cenas, etc.

No dia a dia, durante o estudo do texto e dos ensaios, sabemos que o trabalho é árduo e exige dedicação. E o grau de dificuldade aumenta quando não existe a figura do preparador de elenco em determinados projetos.

O preparador muitas vezes atua como um facilitador, e sem ele, nós, atores e atrizes, temos que descobrir sozinhos quais são as expectativas do diretor para aquele trabalho.

Estando do lado de cá, como preparador e diretor, e do outro lado, como ator, entendo que construir uma personagem é uma tarefa complexa. Portanto, a figura do preparador de elenco tem se tornado cada vez mais importante.

Preparadores de elenco que são atores ou atrizes

Os diretores e preparadores de elenco que são atores ou atrizes tem uma facilidade maior para ajudar os colegas na construção das suas personagens. Ter experiência na interpretação vale muito na hora de conduzir o profissional que vai atuar.
Isso porque na faculdade, os diretores recebem toda a formação teórica e técnica, mas falta-lhes preparo para lidar com os atores e atrizes.

Imersão à interpretação

Durante o meu processo de preparação, eu quero muito conhecer o potencial do ator ou da atriz que está comigo. Mas eu sei que o diferencial daquele profissional está naquilo que ele já traz naturalmente em sua ‘bagagem’, sejam as experiências de atuação, sejam as experiências vividas fora dos palcos.

É por isso que a preparação, na minha opinião, tem que ser individualizada e particular. E eu só consigo isso trabalhando com o que as atrizes e os atores me trazem.

Logo, se uma mesma personagem for interpretada por pessoas diferentes, o trabalho também será distinto, porque os atores e atrizes em questão me trarão, por não terem experiências profissionais iguais, materiais de vida diferentes.

Processo criativo: observação, trocas e entrega

Durante os encontros, eu, como preparador, e os atores ou atrizes construiremos juntos uma personagem. E para que isso aconteça de verdade, nós vamos ‘mergulhar’ nessa imersão à interpretação.
Nós vamos criar, o que eu chamo de imaterial. Ou seja, vamos muito além das características físicas. Afinal, nós queremos construir uma outra pessoa/personagem, que assim como nós, é inteira e completa.
Como você pode observar, os encontros de preparação de elenco e de imersão são momentos de muita ação e criatividade. Quem observa, capta e aprende. Quem faz, cria e transforma.

Se você deseja conhecer mais sobre o meu método, entre em contato comigo!